Português em marcha... foi isto que senti estar a acontecer quando ingressei no curso de formação Implentação do Novo Programa de Português para o Ensino Básico e, por isso, achei apropriado intitular desta forma o blogue que aqui disponibilizo e que tem como objectivo divulgar o trabalho desenvolvido ao longo das sessões, proporcionando um espaço de partilha e reflexão.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Replicações (1.ª, 2.ª e 3.ª)

  
  Para as sessões de replicação foram convocados os professores: do 1º Ciclo, incluindo Programa Oportunidade e dos grupos 200, 210 e 220, do 2º Ciclo. Os docentes do Departamento Especializado de Orientação Pedagógica foram convidados a participar, uma vez que a sua formação base é dos referidos ciclos). Foi facultado, atempadamente, o Novo Programa de Português, em suporte papel e por mail, aos professores que participaram nas sessões de replicação.
   Realizaram-se três sessões de replicação, relativas aos módulos I e II da formação.
   A primeira sessão, em 27 de Janeiro, centrou-se na apresentação do contexto, do enquadramento e da estrutura do Programa. Realizaram-se actividades de grupo com os colegas para que contactassem e conhecessem o documento com que irão trabalhar, valorizando a articulação entre ciclos (ver powerpoint).
   A segunda sessão, decorrente em 3 de Fevereiro, debruçou-se sobre a competência do oral (compreensão e expressão). Foi proporcionada a realização de actividades individuais e de grupo, mais uma vez, interciclos (ver powerpoint).
   Na terceira sessão, levada a cabo em 10 de Fevereiro, foram abordadas as competências da escrita e do CEL, com o desenvolvimento de tarefas interciclos. O GIP do CEL foi disponibilizado aos colegas em suporte informático. Referiu-se a questão da anualização, no entanto, e por motivos de horário, pediu-se aos colegas que reflectissem sobre a questão, não se tendo efectuado um exercício prático, aspecto que trabalharemos numa outra oportunidade (ver powerpoint).
   As referidas sessões foram apresentadas com recurso a diapositivos em power point por se considerar que seria a melhor forma de proporcionar a todos um bom acesso visual. Os materiais utilizados foram elaborados com base nos documentos disponibilizados nas sessões de formação e através da análise do Programa e do GIP do CEL.

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